Anúncios

Uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios de é alvo de uma operação, na manhã desta quinta-feira (28), em , Cuiabá, Várzea Grande, Água Boa, Cáceres, Guarantã do Norte, Nova Mutum e da Serra. De acordo com a Polícia Civil, devem ser cumpridos 6 mandados de busca e apreensão em Rondonópolis, sendo que no estado de Mato Grosso ao todo são cinco mandados de prisão preventiva e 62 mandados de busca e apreensão.

A operação conjunta é chamada de ‘Panóptico’ e está sendo feita pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) com o objetivo de coletar dados sobre uma facção criminosa responsável pela prática de diversos crimes, como de drogas, crimes patrimoniais, homicídios dentre outros.

Pessoas apreendidas na operação Panóptico no Bairro Cidade – Foto: Varlei Cordova/ AGORA MT

Em Rondonópolis, na residência de Daiane dos Santos Nogueira Gonçalves, 23 anos, no bairro Cidade Natal, foram apreendidos, nesta manhã (28), vários entorpecentes, como pasta base de , valores em dinheiro e uma motocicleta. Estavam juntamente com a suspeita, seu namorado um menor de 17 anos e sua irmã cujo nome ainda não foi divulgado.
Pessoas detidas na operação Panóptico no Bairro Cidade Natal – Foto: Varlei Cordova/ AGORA MT

De acordo com a Polícia Civil o poder Judiciário expediu os mandados de buscas e apreensões e a residência de Daiane, era um ponto importante de comércio de drogas, além de que a suspeita já era alvo de investigações. Os três foram conduzidos para a 1ª Delegacia de Polícia, para as devidas providências.
Droga dinheiro celulares apreendidos na operação Panóptico no Bairro Cidade Natal – Foto: Varlei Cordova/ AGORA MT

De acordo com o Delegado Regional Claudinei de Souza Lopes o objetivo desta operação é tirar de circulação as organizações criminosas. “Nós queremos desarticular um braço dessas organizações para redução de crimes, na cidade de Rondonópolis e combater o crime organizado, por isso estamos em operação conjunta em todo o estado”, explica.
Motocicleta apreendida na operação Panóptico no Bairro Cidade Natal – Foto: Varlei Cordova/ AGORA MT

Panóptico

O nome da operação significa ‘construção’, cuja estrutura faz com que se consiga observar a totalidade da sua superfície interior a partir de um único ponto. O termo foi utilizado pelo filósofo e jurista inglês Jeremy Benthan em 1785, para designar um modelo de penitenciária ideal.