Muita chuva prevista para este final de semana em todo Mato Grosso, especialmente na região Leste do Estado, onde fica Barra do Garças e na capital. As precipitações vão derrubar as temperaturas, que estavam muito altas, girando entre 37 e 40 graus na Grande Cuiabá.
Sendo assim, a Umidade Relativa do Ar que chegou ao limite preocupante (12%) na capital vai subir para acima de 70%. As informações são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Na capital, a chuva já começa nesta sexta-feira (29). Há 80% de chances de precipitação hoje e sábado (30). Deve haver uma trégua no domingo (1), com mais águas abrindo a semana.
Nesta sexta-feira, os termômetros devem marcar mínima de 24 graus e máxima de 36. No sábado e domingo, as mínimas previstas são 24 e 25 graus e as máximas de 35 e 37 graus.
O Inpe prevê 4 dias de chuvas em Barra do Garças. Diretor da Defesa Civil municipal, Paulo Wolkmer, frisa quanto aos riscos dessas primeiras chuvas. “Em razão do período de estiagem que se finda, do excesso de queimadas, da poluição advinda da queima de combustíveis fósseis essas primeiras chuvas precipitam com o PH menor que 5,6, portanto, com um maior teor de acidez”, explica.